La Relación más valiosa

Oración para Glorificar a Srila Bhagavata Bhusana Guru

Vandaru-jana-mandara- krishna karnamrta priyam
Dayardra-hrdayam-gadha radha-tattva-nivedakam
Gaura-prema-pradipena loka-kalyana karakam
Srila sridhara-devasya sisyavaryam gunojjvalam
Vandamahe gurum bhaktya sri bhagavata bhusanam



Ofrezco mis profundas reverencias a mi amoroso maestro espiritual, Paramahamsa Thakura Srila Badrinarayana Bhagavata Bhusana Guru, quien es el mejor y más prominente discípulo de su maestro espiritual, Paramahamsa Thakura Srila Sridhara Deva Gosvami Maharaja.
El está brillantemente adornado con todas las divinas cualidades de su maestro espiritual.
Srila Bhagavata Bhusana Guru, nuestro Divino Maestro, siempre está rodeado po sus muy queridos e íntimos discípulos, quienes le glorifican constantemente.
El es como un árbol que complace todos los deseos con los más asombrosos pasatiempos de Radha-Krishna, los cuales son vivificante néctar para los oídos.
El es muy compasivo con las almas caídas y perdidas de este mundo, y su corazón está profundamente iluminado con el divino servicio a la bella Sri Radha, el cual distribuye magnánimamente al mundo entero.
El está lleno de amor por Gaura, Sri Caitanya Mahaprabhu, la luz divina a través de la cual trabaja desinteresadamente para el más elevado beneficio de la humanidad.
Vandamahe gurum bhaktya sri bhagavata bhusanam


Monday, September 7, 2009

YOGA - Surya Namaskar

Surya é uma palavra sânscrita e quer dizer Sol.Namaskar também é uma palavra sânscrita e quer dizer Saudação. Daí, Surya Namaskar, Saudação do Sol.
A prática do Surya Namaskar está sendo feita em algumas escolas na Índia, antes dos alunos entrarem nas salas de aula com enorme sucesso, aumentando o nível de atenção e concentração destes estudantes, ampliando o processo de aprendizagem pedagógica e melhorando sensivelmente sua saúde. Portanto, seus exercícios têm dupla finalidade; preparatória psicomotor e psicofísica, sendo considerada completa, tonificante, purificadora e estimulante, pois harmoniza os benefícios dos exercícios físicos amplamente atuantes, que trabalham músculos e articulações, interligações e cartilagens, com toda a estrutura das cinco seções da espinha dorsal, beneficiando diretamente a medula e os neuro-raquidianos.
Ao mesmo tempo, serve também, como base de descontração, podendo ainda ser usada como estrutura de qualquer outra prática, e inclusive e especialmente para a obtenção da estabilidade mental e preparo para a concentração.Se bem executada a prática do Surya Namaskar com a respiração calma e correta, é suficiente para regularizar a mesma e suas funções psicofísico-mentais.Tanto para as crianças como para os adultos a prática deverá ser moderada e gradual, até atingir um bom estágio de desenvolvimento.Os benefícios da prática do Surya Namaskar são incalculáveis, resultando em plena saúde e eliminação de qualquer tipo de enfermidade. Serve também para equilibrar todo o sistema nervoso e emocional, ativando amplamente as glândulas, a circulação sanguínea e aumentando a capacidade de oxigenação das células, em todo o seu potencial.

Da prática do Surya NamaskarA Saudação ao Sol, compõe-se de doze etapas subseqüentes e leva este nome, pois seus movimentos básicos representam as horas do dia nos ponteiros de um relógio imaginário, baseado no eixo solar.Um outro fator muito importante nesta prática é o perfeito equilíbrio das quatro fases respiratórias, inspirar, reter ou suspender, expirar e manter vazios os pulmões, com os movimentos, que devem ser realizados de acordo com a capacidade de cada pessoa, que sempre deverá procurar permanecer por um determinado período em cada postura, com os olhos fechados e em plena concentração na prática interior em si. De principio a série executada deverá ser feita apenas uma única vez, aumentando gradativamente de acordo com o desenvolvimento dos alunos e dos professores.

Namaskarasana - Equilíbrio, concentração, eliminação de ansiedades interiores, agitações, eliminação de tristezas, angústias; tranqüiliza a respiração; corrige a postura corporal e ajusta suavemente a coluna vertebral.
Ardha Chakrasana – Alonga, fortalece a musculatura geral, dá flexibilidade, corrige a postura; fortalece braços, pernas, coxas e glúteos; fortalece a região genital, bem como o busto e axilas; trabalha as glândulas tireóide e paratireóide, renais, supra-renais e glândulas hepáticas.
Padahastasana – Combate cólicas menstruais e TPM; regulariza funções hormonais; fortalece costas e glúteos; trabalha aparelho urinário, digestivo e intestinal; alonga e dá flexibilidade e fortalece braços, pernas e parte posterior das coxas.
Ardha Urdhva Bhujangasana – Corrige a postura, ajusta a coluna vertebral, eliminando dores da espinha baixa, média e alta, neutralizando efeitos de posturas incorretas do dia a dia, fortalece braços e pernas; fortalece também o peito e a barriga, elimina tensões nas costas; dá ampla flexibilidade tornando o corpo mais ágil, esbelto e elegante; alongamento geral; trabalha suavemente órgão e glândulas.
Makarasana – Inverte e processo de sístole e diástole do coração e do cérebro; promove uma reversão sanguínea em aurículos e ventrículos do coração e do cérebro; fortalecimento de braços, mãos, pernas; elimina flacidez; elimina excessos abdominais; fortalece o trapézio e a clavícula.
Svanasana – Profundo fortalecimento de braços, mãos, pés, tronco e região pubiana; barriga, quadris e cintura scapular
Trithadassana – Fortalece mãos, braços, antebraços, coxas, barriga, trapézio, área cervical, dorsal e lombar; fortalece também a região dos glúteos, dando bastante resistência; fortalecimento cardio-respiratório profundo (traz equilíbrio energético); fortalece ainda toda a estrutura nervosa e emocional.
Bujangasana – Combate à TPM, disfunções menstruais, elimina cólicas menstruais, elimina cistos e miomas; trabalha todo o sistema nervoso e emocional; grande resultado em correção postural; alongamento geral e fortalecimento da medula espinal e da coluna vertebral; massageamento de boa parte do sistema linfático; desenvolve o tônus muscular do abdome dando-lhe ampla perfeição e eliminando obesidades e flatulências; elimina colite; desenvolve e tonifica juntas, tendões, ligamentos, nervos e vasos sanguíneos de todas as regiões do corpo em especial a da coluna; abertura do externo, clavícula e trapézio.
Makarasana – Aprofundamento dos benefícios alcançados
Ardha Urdhva Bujangasana – Aprofundamento dos benefícios alcançados
Padahastasana – Aprofundamento dos benefícios alcançados
Ardha Chakrasana – Aprofundamento dos benefícios alcançados.

1. De pé com os olhos fechados, pés unidos, coluna ereta, voltado para o Sol nascente, junte as palmas das mãos à frente do peito em pronam mudrá enquanto mentaliza ou pronuncia o mantra da figura.
Obs. Mantenha o alinhamento da coluna, aquiete a mente e observe a respiração que deve ser rítmica, suave e fixe o olhar na ponta do nariz.
2. Inspire profundamente, elevando os braços acima da cabeça, alongando todo o corpo e fazendo uma pequena flexão para trás.
3. Expire lentamente, abaixando o tronco, braços esticados, coluna ereta, até atingir o solo com as palmas das mãos. Com o pescoço relaxado e os joelhos estendidos (no começo, se não alcançar o chão, dobre os joelhos), alongue toda a parte posterior das pernas e do tronco.
4. Inspire, levando a perna esquerda para trás com o joelho tocando o chão. Flexione a perna direita até que o joelho encoste no peito, alongando a virilha.
5. Leve para trás a outra perna até o corpo ficar apoiado sobre as palmas das mãos e pontas dos pés. Eleve os quadris formando um V invertido com o corpo enquanto inspira.
6. Desça os quadris, numa expiração, mantendo-se reto como uma tábua, e depois desça todo o corpo numa flexão de braço, apoiando no solo a testa, o joelho e o peito. No começo é possível apoiar primeiro os joelhos para quem não tem muita força.
7. Expire abaixando os quadris e apóie todo o corpo no chão. Mantenha as mãos na linha dos ombros e inspire elevando o tronco, mantendo a pelve apoiada no chão. Retorne na expiração.
8. Inspire enquanto eleva os quadris, deixando a cabeça entre os braços, e forme novamente um V invertido com o corpo.
9. Traga de volta a perna esquerda, mantendo-a à frente do peito e apoiando o joelho direito no chão.
10. Volte lentamente esticando o joelho e trazendo a perna direita para junto da esquerda. Junte os pés, mantendo as mãos no chão.
11. Inspire e suba “desenrolando” a coluna voltando a retroflexão (postura 2)
12. volte a postura inicial. sentindo necessidade, encerre a prática ou recomece a seqüência quantas vezes desejar.