La Relación más valiosa

Oración para Glorificar a Srila Bhagavata Bhusana Guru

Vandaru-jana-mandara- krishna karnamrta priyam
Dayardra-hrdayam-gadha radha-tattva-nivedakam
Gaura-prema-pradipena loka-kalyana karakam
Srila sridhara-devasya sisyavaryam gunojjvalam
Vandamahe gurum bhaktya sri bhagavata bhusanam



Ofrezco mis profundas reverencias a mi amoroso maestro espiritual, Paramahamsa Thakura Srila Badrinarayana Bhagavata Bhusana Guru, quien es el mejor y más prominente discípulo de su maestro espiritual, Paramahamsa Thakura Srila Sridhara Deva Gosvami Maharaja.
El está brillantemente adornado con todas las divinas cualidades de su maestro espiritual.
Srila Bhagavata Bhusana Guru, nuestro Divino Maestro, siempre está rodeado po sus muy queridos e íntimos discípulos, quienes le glorifican constantemente.
El es como un árbol que complace todos los deseos con los más asombrosos pasatiempos de Radha-Krishna, los cuales son vivificante néctar para los oídos.
El es muy compasivo con las almas caídas y perdidas de este mundo, y su corazón está profundamente iluminado con el divino servicio a la bella Sri Radha, el cual distribuye magnánimamente al mundo entero.
El está lleno de amor por Gaura, Sri Caitanya Mahaprabhu, la luz divina a través de la cual trabaja desinteresadamente para el más elevado beneficio de la humanidad.
Vandamahe gurum bhaktya sri bhagavata bhusanam


Monday, September 28, 2009

Apaixonando-se por Deus

Conversa entre Srila Bhagavata Bhusana Guru e uma professora de Hatha Yoga


Professora: Me sinto um pouco confusa. Tenho visitado seu centro e comprei um exemplar do livro " O Senhor Dourado e Saranagati, A Senda da Dedicação Exclusiva". Li nesse livro que Krishna, Deus, apareceu há quinhetos anos como Sri Caitanya Mahaprabhu, o Senhor Dourado. Entendo que Deus é infinito, uma energia suprema. Mas, voce diz que Ele aparece como uma pessoa.






Srila Gurudeva: Ele é ambas as coisas tanto energia como energético. A palavra " aparecer" denota que Ele parece uma simples pessoa mas, na realidade, é a Infinita Pessoa Suprema. Atrvés de Seu doce desejo Ele pode descender em Sua forma espiritual. Meu Guru Maharaja, meu mestre espiritual, costumava dar o exemplo do sol. Podemos considerar três aspectos no sol: os raios do sol, a esfera solar e sua manifestação como personalidade regente do sol.


Quando estamos num lugar com sombra e vemos que os raios do sol penetram um lugar em especial, dizemos: "Aqui há sombra mas, vejam alí está o sol". É comum referir-se aos raios do sol como se fosse o próprio sol. De certa maneira não é errado, porque os raios do sol não são diferentes dele. Contudo, não é a esfera solar que encontra-se ali dissipando a sombra do chão. Isto dá-nos uma ideia do energético, o sol, e a energia, os raios do sol. Também deveríamos levar em consideração a manifestação de seu aspecto pessoal. É inconcebível: três aspectos que em realidade são um só. O energético é a fonte de onde emana a energia. Os cristãos tem um conceito similar deque o Pai, o Filho e o Espirito Santo são três pessoas divinas que mesmo diferentes são um só.


Quando dizemos " Krishna" estamos referindo-nos aos aspecto pessoalde Deus. O Infinito em Sua forma plena de beleza, doçura e harmonia. Seu aspecto como energia, como os raios de Seu ser, da mesma forma que Suas manifestações como o todo-poderoso, o onipresente, e o onisciente são aspectos subordinados, conceitos menores da Divindade que não nos atrae. Mas, a beleza e a doçura de Krishna, Seu amor , são absolutamente atrativos.


Para nós, a maior manifestação de Seu poder é que sendo Infinito, por Sua vontade, Ele descende até o nível em que encontramo-nos com o desejo de relacionar-se conosco de maneira afetuosa e amorosa. Ele vem procurar-nos.


Com nossa limitadas capacidades não poderíamos percebe-Lo, não poderíamos relacionarmo-nos com Ele. Nosso intelecto não pode alcançá-Lo. Mas, Ele é tão bondoso que descende a nosso plano para relacionar- Se conosco. Sendo todo poderoso, Ele não em limitações para mostrar-Se perante nós em Seu aspecto pessoal. Nosso cérebro não tem o poder suficiente para conhecê-Lo. Mas, a força do coração, do serviço amoroso, atrae Sua atenção e faz com que Ele descenda até nosso nível.




Professora: Agora sim sinto-me melhor. Eu estava angustiada e temerosa por estar visitando um lugar onde a idéia de Deus estivesse deturpada.




Srila Gurudeva: O conceito Krishna é superior porque estabelece a relação amorosa com Ele. Senão há amor, é muito dificil relacionar-se com alguém muito influente e poderoso. O relacionamento com uma personalidade desta indole torna-se necessariamente reverencial, cheio de cautela e temor. Um general poderoso tem um exercíto e um país inteiro sob suas ordens mas, quando chega em casa, sua esposa o abraça, o beija e o chama por apelidos carinhosos. Seus fuilhos pequenos seguram sua mão e levam-no para o quarto de brinquedos e mostram-lhe o que fizeram, os desenhos que pintaram. Ele exclama com alegria: " Que bonito!"


Quando o juiz que normalmente em suas mãos a vida dos réus, encontra-se com seus entes queridos, despoja-se das vestes que utiliza na corte e desfruta da doçura e da intimidade familiar. Similarmente, queremos pertencer a familia de Krishna. Este é um conceito familiar de Deus. Deus na doçura da intimidade: Cheio de encanto, atrativo e belo.






Professora: me sinto muito contente de escutar tudo isso sobre Krishna. Considero-me uma espiritualista. Há muitos anos que pratico e dou aulas de Hatha Yoga.




Srila Gurudeva: Então, seguramente esta familiarizada com os Upanishades e com outras escrituras de yoga. Sabe portanto que todos os sistemas concordam que o yogui mais elevado é o devoto de Krishna, pois está dedicado a Seu serviço.


yoguinan api sarvesam. (Bhagavad Gita 6.47)