La Relación más valiosa

Oración para Glorificar a Srila Bhagavata Bhusana Guru

Vandaru-jana-mandara- krishna karnamrta priyam
Dayardra-hrdayam-gadha radha-tattva-nivedakam
Gaura-prema-pradipena loka-kalyana karakam
Srila sridhara-devasya sisyavaryam gunojjvalam
Vandamahe gurum bhaktya sri bhagavata bhusanam



Ofrezco mis profundas reverencias a mi amoroso maestro espiritual, Paramahamsa Thakura Srila Badrinarayana Bhagavata Bhusana Guru, quien es el mejor y más prominente discípulo de su maestro espiritual, Paramahamsa Thakura Srila Sridhara Deva Gosvami Maharaja.
El está brillantemente adornado con todas las divinas cualidades de su maestro espiritual.
Srila Bhagavata Bhusana Guru, nuestro Divino Maestro, siempre está rodeado po sus muy queridos e íntimos discípulos, quienes le glorifican constantemente.
El es como un árbol que complace todos los deseos con los más asombrosos pasatiempos de Radha-Krishna, los cuales son vivificante néctar para los oídos.
El es muy compasivo con las almas caídas y perdidas de este mundo, y su corazón está profundamente iluminado con el divino servicio a la bella Sri Radha, el cual distribuye magnánimamente al mundo entero.
El está lleno de amor por Gaura, Sri Caitanya Mahaprabhu, la luz divina a través de la cual trabaja desinteresadamente para el más elevado beneficio de la humanidad.
Vandamahe gurum bhaktya sri bhagavata bhusanam


Tuesday, September 8, 2009

A meta última da vida .

A meta ultima da vida

Há milhares e milhares de anos, até mesmo os primeiros homens da criação procuravam pela fonte do amor divino, a Verdade Absoluta, e alcancaram a meta última da vida. Na era atual, a humanidade possui uma oportunidade igual ou melhor de procurar por essas bençãos divinas, tais como o amor. Os problemas fisiólogicos que atualmente o homem comum enfrenta são: “Qual e a meta última da vida, qual e o bem absoluto para toda a humanidade?” Essas simples questões, tais como “quem sou eu, de onde venho, o que estou fazendo aqui, o que acontecerá depois da morte”, são todas automáticas e perfeitamente respondidas. Os grandes profetas já disseram-nos anteriormente que nessa atual era de ferro, a era Kali, o homem tem a duração de vida mais curta, e perseguido pela cobiça, e por consequência e cercado por monte de doencas que o atormentam. Tambem e muito preguiçoso e briguento por natureza, facilmente equivocado, desafortunado, e, acima de tudo, perturbado sempre, por menor que seja a situação adversa.
Esse e o momento em que muitos tipos diferentes de religião e propostas filosóficas apresentam-se para capturar a mente das entidades vivas. Ela aceitara um tipo específico de caminho espiritual de acordo com seus meritos piedosos prévios, os quais criam o atual sistema mental, com sua inteligência e personalidade como o traço mais óbvio do passado. O entendimento da ciência da reencarnação e apenas o primeiro passo progressivo na escalada em direção a perfeição espiritual. Ele mostra um continuo desejo de bem-aventurança suprema, através de inúmeras vidas de procura com desapego nesse mundo. A semente de todas as ações esta profundamente arraigada na região subconsciente da mente e conforme germina, produz uma variedade de resultados mesclados que aparecem como felicidade e tristeza. Essas sementes criam algumas vezes uma procura profunda, um chamado interno em direção a transcendencia, de acordo com nossa inclinação religiosa. Algumas vezes, reagem neste mundo material na forma de desejo e então, mais adiante, na forma de ação que continua atando-nos a este mundo temporario.
Quando a entidade viva fica completamente exausta desse mundo material e de suas atribulações, torna-se capaz de voltar-se com facilidade a concepção do sobrenatural. Ela esta pronta para focalizar sua fé e atenção na crença de que há uma existência superior a ela, uma inteligência superior controlando não só a terra mas, até mesmo o menor movimento das estrelas e planetas do ceu. Esse tipo de realização, por sua vez, irá levar-nos ao domínio do amor e da beleza eternas, de onde o Supremo Senhor distribui Sua misericórdia infinita.

Nas grandiosas e antigas escrituras conhecidas como Srimad Bhagavatam, essas questões são respondidas de maneira muito erudita pelo grande sábio Sri Suta Gosvami. Respondendo a questão da meta ultima da vida, ele diz: “A ocupação mais elevada e benefica para toda a humanide e aquela através da qual pode-se obter serviço amoroso ao Senhor Supremo. Sendo assim, somente um serviço amoroso irresistível e imotivado pode satisfazer plenamente o ‘eu espiritual interior’ do homem”. Esse é um principio universal! Sri Suta Gosvami extraiu a essência conclusiva do vasto oceano das evidências escriturais apresentadas em todos os mundos e declara que o serviço amoroso e caminho mais rapido e seguro para alcançar o Senhor transcendental. Esse não é apenas um método para alcançar a transcendencia, mas também o destino supremo de todos os homens.
Se alguém presta tais servicos amorosos ao Senhor, verá esse serviço produzir rapidamente, de maneira automática e sem causa alguma, real conhecimento e firme desapego desse mundo. Nesse processo de devoção e serviço ao Senhor Supremo, não é necessario nenhum esforço de cultivar conhecimento isolado ou a perda de tempo em desapegar-se desse mundo. Os deveres e atividades do homem são considerados trabalhos inúteis se não produzem nem mesmo a mais leve atração ou apego por ouvir as sublimes mensagens do Senhor Supremo. A meta última dessa ciência religiosa não é a aquisicao de riqueza ou desfrute mundano, mas concentrar a atenção nos servicos devocionais que verdadeiramente satisfazem o Senhor, o Deus Universal Único. A energía que e gerada através das atividades devocionais não deve ser usada em desfrute pessoal, mas sim reinvestida e utilizada para o avanço espiritual. O homem deve utilizar todas as suas energias na busca sincera e na mais pofunda procura pelas metas mais elevadas que podem ser obtidas nesta rara e preciosa forma humana de vida.
Os homens sábios, os transcendentalistas, conhecem por completo a Verdade Absoluta como a substancia única e não dual. Esta manifesta-se como Bhagavan, a pessoa suprema; como Paramatma, o aspecto do Senhor que aparece em toda a parte, em cada átomo; e como Brahman, os raios refulgentes que emanam de Seu corpo. Cada transcendentalista entende essa Verdade Única de acordo com suas especificas realizações individuais. Mas, o completo entendimento subjetivo só é possivel na realização de Bhagavan, já que os outros dois aspectos são objetivos e emanam da concepção teista completa original. Os Jnanis (aqueles que seguem o caminho do conhecimento) e os Yogis (aqueles que buscam a perfeição mistica) tem muita inclinação pelas concepções de Brahman e Paramatma e portanto são limitados em suas realizações. Na verdade, eles geralmente voltam várias vezes a nascer nesse mundo material, ate realizarem que bhakti-yoga e a meta última, a bem-aventuranca final de todas as formas de vida. Bhakti-yoga e a união através da sublime devoção ou serviço divino a Bhagavan, a pessoa Suprema de quem todas as criações emanam. Não há difereça qualitativa, já que o conceito que se faz Verdade Absoluta e que ela é simultanea e inconcebivelmente una e diferente. Para esclarecer esse ponto, costumamos dar o exemplo de que os raios de sol não são diferentes dele.
Dessa maneira, os sérios, inquisitivos e fieis estudantes, os sábios devidamente equipados com conhecimento transcendental do Senhor e desapegados desse mundo, relacionam-se com essa Realidade absolutamente bela e auto-consciente, rendendo serviço devocional. Isso ocorre de acordo com o nivel de submissão com a qual ouve seu mestre espiritual as mensagens e passatempos do Senhor. Conhecimento e entendimento perfeitos sobre a pessoa Suprema Absoluta chegam até nós através de um processo descendente, ao invés do método ascendente dos filósofos empíricos. Os sentidos do homem são limitados imperfeitos. Sendo assim, coletar conhecimento transcendental através de especulação mental produz apenas uma ilusória e imperfeita concepção da Verdade Absoluta, mantendo-nos acorrentados as desilusões desse mundo. Para concluir a questão anteriormente apresentada, as antigas escrituras orientais, as quais são o sumo de todas as escrituras atuais, revelam que essa devoção cheia de extase e que esse serviço exclusivo ao Supremo Senhor, são a meta última da vida.
A outra questão que surge e: que método de pratica espiritual pode satisfazer o “eu” por completo? Que instrucoes irao, de maneira prazeirosa, apaziguar o coracao de todos os homens?
A resposta dada pelo Rei dos sabios, Srila Suta Gosvami, e de que com total atencao, focalizando em um unico ponto, deveriamos ouvir, cantar, lmbrar e adorar continuamente o belo Krsna, o Senhor Supremo, que e o protetor de Seus devotos. Se seguirmos com sinceridade mesmo que apenas as práticas desse processo, muito em breve nos encontraremos flutuando no infinito oceano de bem-aventuranca. Os devotos transcendentalistas desfazem o no dos resultados karma (reações de ações prévias), ao simplesmente lembrar os santos nomes, qualidades e passatempos sublimes do Senhor Supremo Original, Sri Krsna. Sendo assim, quem hesitara em prestar toda a atenção, da maneira que for, as transcendentalistas mensagens do Senhor que produzem contiguo apego amoroso por Ele? Essas mensagens são narradas por magnâimos devotos do Senhor que estao completamente livres de interesse pessoal o qual produz dúvida e confusão mental. Considera-se que servir esses devotos e um grandioso serviço, já que como resultado obtemos uma inclinação, uma afinidade por ouvir sobre o serviço amoroso do Senhor, que e a causa original de tudo. Até mesmo a mais leve afinidade obtida por ouvir as súblimes instruções e mensagens do Senhor e considerada como um progresso substancial no caminho espiritual e livra-nos dos obstáculos e perigos mais terríveis da vida. Portanto, todas as atividades produzidas em conexão com a associação de pessoas devotadas so pode trazer como resultado nosso bem eterno. Aqueles que duvidam ou que fazem oposição a essas mensagens divinas do Senhor, permanecerão numa posição desafortunada obtendo nascimento após nascimento, até purgarem todas as suas concepções equivocadas. O Supremo Senhor Krsna reside no coração de toda a entidade viva e e o bem-querente do devoto sincero. Se desenvolvermos uma demanda interna por ouvir as divinas mensagens do Senhor, Ele certamente irá limpar-nos de todas as sementes de desejo de desfrute mundano existentes em nosso interior. Um banho sagrado no Ganges, uma viagem santa aos lugares de peregrinação, um ciclo de severas penitências, pode remover toda a anormalidade ou pecado. Mas, somente o cantar dos santos nomes do Senhor, ou uma conexão em serviço tangível com os que estão devotados a Ele, pode destruir as sementes de todos os pecados plantadas no passado e que germinaram na forma de contiguo desejo de desfrute. As mensagens do Senhor produzem sua própria virtude verdadeira: a atração por Seu servico divino. Se escutarmos regularmente sobre as mensagens do Senhor e servirmos aqueles que estão devotados a Ele, tudo o que e inauspicioso e problemático em nossos corações sera destruido e o serviço amoroso do Senhor será estabelecido como um fato irrevogável. Tão logo o serviço amoroso estabeleca-se no coração, nossa inclinação por desfrutar desse mundo desaparecerá e em tal estado de clareza manteremo-nos com o coracao feliz. Nesse estado mental obteremos real conhecimento do Senhor, libertando-nos da associação mundana e estabelecendo bondade incondicional. Em tal estado de bondade, os duros nos dos equivocos dentro do coração serão completamente desatados e o “eu” subjetivo brilhara como o mestre.