Conversa entre Srila Bhagavata Bhusana Guru e uma professora de Hatha Yoga
Professora: Me sinto um pouco confusa. Tenho visitado seu centro e comprei um exemplar do livro " O Senhor Dourado e Saranagati, A Senda da Dedicação Exclusiva". Li nesse livro que Krishna, Deus, apareceu há quinhetos anos como Sri Caitanya Mahaprabhu, o Senhor Dourado. Entendo que Deus é infinito, uma energia suprema. Mas, voce diz que Ele aparece como uma pessoa.
Srila Gurudeva: Ele é ambas as coisas tanto energia como energético. A palavra " aparecer" denota que Ele parece uma simples pessoa mas, na realidade, é a Infinita Pessoa Suprema. Atrvés de Seu doce desejo Ele pode descender em Sua forma espiritual. Meu Guru Maharaja, meu mestre espiritual, costumava dar o exemplo do sol. Podemos considerar três aspectos no sol: os raios do sol, a esfera solar e sua manifestação como personalidade regente do sol.
Quando estamos num lugar com sombra e vemos que os raios do sol penetram um lugar em especial, dizemos: "Aqui há sombra mas, vejam alí está o sol". É comum referir-se aos raios do sol como se fosse o próprio sol. De certa maneira não é errado, porque os raios do sol não são diferentes dele. Contudo, não é a esfera solar que encontra-se ali dissipando a sombra do chão. Isto dá-nos uma ideia do energético, o sol, e a energia, os raios do sol. Também deveríamos levar em consideração a manifestação de seu aspecto pessoal. É inconcebível: três aspectos que em realidade são um só. O energético é a fonte de onde emana a energia. Os cristãos tem um conceito similar deque o Pai, o Filho e o Espirito Santo são três pessoas divinas que mesmo diferentes são um só.
Quando dizemos " Krishna" estamos referindo-nos aos aspecto pessoalde Deus. O Infinito em Sua forma plena de beleza, doçura e harmonia. Seu aspecto como energia, como os raios de Seu ser, da mesma forma que Suas manifestações como o todo-poderoso, o onipresente, e o onisciente são aspectos subordinados, conceitos menores da Divindade que não nos atrae. Mas, a beleza e a doçura de Krishna, Seu amor , são absolutamente atrativos.
Para nós, a maior manifestação de Seu poder é que sendo Infinito, por Sua vontade, Ele descende até o nível em que encontramo-nos com o desejo de relacionar-se conosco de maneira afetuosa e amorosa. Ele vem procurar-nos.
Com nossa limitadas capacidades não poderíamos percebe-Lo, não poderíamos relacionarmo-nos com Ele. Nosso intelecto não pode alcançá-Lo. Mas, Ele é tão bondoso que descende a nosso plano para relacionar- Se conosco. Sendo todo poderoso, Ele não em limitações para mostrar-Se perante nós em Seu aspecto pessoal. Nosso cérebro não tem o poder suficiente para conhecê-Lo. Mas, a força do coração, do serviço amoroso, atrae Sua atenção e faz com que Ele descenda até nosso nível.
Professora: Agora sim sinto-me melhor. Eu estava angustiada e temerosa por estar visitando um lugar onde a idéia de Deus estivesse deturpada.
Srila Gurudeva: O conceito Krishna é superior porque estabelece a relação amorosa com Ele. Senão há amor, é muito dificil relacionar-se com alguém muito influente e poderoso. O relacionamento com uma personalidade desta indole torna-se necessariamente reverencial, cheio de cautela e temor. Um general poderoso tem um exercíto e um país inteiro sob suas ordens mas, quando chega em casa, sua esposa o abraça, o beija e o chama por apelidos carinhosos. Seus fuilhos pequenos seguram sua mão e levam-no para o quarto de brinquedos e mostram-lhe o que fizeram, os desenhos que pintaram. Ele exclama com alegria: " Que bonito!"
Quando o juiz que normalmente em suas mãos a vida dos réus, encontra-se com seus entes queridos, despoja-se das vestes que utiliza na corte e desfruta da doçura e da intimidade familiar. Similarmente, queremos pertencer a familia de Krishna. Este é um conceito familiar de Deus. Deus na doçura da intimidade: Cheio de encanto, atrativo e belo.
Professora: me sinto muito contente de escutar tudo isso sobre Krishna. Considero-me uma espiritualista. Há muitos anos que pratico e dou aulas de Hatha Yoga.
Srila Gurudeva: Então, seguramente esta familiarizada com os Upanishades e com outras escrituras de yoga. Sabe portanto que todos os sistemas concordam que o yogui mais elevado é o devoto de Krishna, pois está dedicado a Seu serviço.
yoguinan api sarvesam. (Bhagavad Gita 6.47)