La Relación más valiosa

Oración para Glorificar a Srila Bhagavata Bhusana Guru

Vandaru-jana-mandara- krishna karnamrta priyam
Dayardra-hrdayam-gadha radha-tattva-nivedakam
Gaura-prema-pradipena loka-kalyana karakam
Srila sridhara-devasya sisyavaryam gunojjvalam
Vandamahe gurum bhaktya sri bhagavata bhusanam



Ofrezco mis profundas reverencias a mi amoroso maestro espiritual, Paramahamsa Thakura Srila Badrinarayana Bhagavata Bhusana Guru, quien es el mejor y más prominente discípulo de su maestro espiritual, Paramahamsa Thakura Srila Sridhara Deva Gosvami Maharaja.
El está brillantemente adornado con todas las divinas cualidades de su maestro espiritual.
Srila Bhagavata Bhusana Guru, nuestro Divino Maestro, siempre está rodeado po sus muy queridos e íntimos discípulos, quienes le glorifican constantemente.
El es como un árbol que complace todos los deseos con los más asombrosos pasatiempos de Radha-Krishna, los cuales son vivificante néctar para los oídos.
El es muy compasivo con las almas caídas y perdidas de este mundo, y su corazón está profundamente iluminado con el divino servicio a la bella Sri Radha, el cual distribuye magnánimamente al mundo entero.
El está lleno de amor por Gaura, Sri Caitanya Mahaprabhu, la luz divina a través de la cual trabaja desinteresadamente para el más elevado beneficio de la humanidad.
Vandamahe gurum bhaktya sri bhagavata bhusanam


Monday, November 9, 2009

A substância é como o sol. Quando o sol brilha não há a necessidade de outra luz. Não há necessidade de nenhuma outra fonte de visão.

Esta é uma conversa entre Srila Gurudeva Paramahamsa Thakura Srila Badrinarayana Bhagavata Bhusana Gurudeva e um de seus discípulos.

Srila Bhagavata Bhusana Gurudeva:

Tudo depende da consciência. Devemos ser muito cuidadosos para evitar esse mundo de "fantasmas". Devemos sempre procurar pela Realidade, o Belo. Não só o belo Sri Krishna , mas a Realidade. Devemos sempre procurar pela existência verdadeira. A sombra é muito fácil de ser adquirida. Aquilo que vemos externamente nem sempre é o que aparenta ser. Aquilo que você vê externamente pode não ser real. Pode ser apenas uma sombra, só uma sombra.







Srila Bhagavata Bhusana Gurudeva:

A substância é como o sol. Quando o sol brilha não há a necessidade de outra luz. Não há necessidade de nenhuma outra fonte de visão, de conhecimento. Ele mostra-se a si mesmo, mostra você, mostra o ambiente, tudo é visto claramente. Não há necessidade de nenhuma outra luz , nenhuma ajuda externa no ambiente. Ele é independente, autocrata. Ele é resplandecente e auto-manifesto. Estamos tratando com o ilimitado, o eterno, e Ele é auto-manifesto. Ele Se revelará. E quando revelar-Se, você poderá ver.




DEVOTO:

Como saber se é uma sombra ou realidade ? Como saberemos que estamos tratando com a realidade?






Para ilustrar isso, dá-se o exemplo daquele que nasceu na ignorância; um homem que nasceu numa caverna, vivendo apenas com uma lanterna, uma pequena luz. Então, alguém de fora chega e diz:
-- Venha, venha para fora e veja!
-- Espere, espere! Eu precisarei da luz da minha pequena lanterna.
-- Não, sua pequena lanterna não é necessária. Apenas venha e verá. O sol mostrará tudo para você. O sol mostrará você, o sol se mostrará, mostrará seus raios, seu calor, o ambiente, tudo.
-- Não, não, não! Eu preciso de minha luz!
A fé é como o sol. Ela revelará automaticamente tudo para você. Nenhum esforço separado é necessário. O eterno é auto-manifesto. Ele tem o seu próprio poder, sua própria fonte.
Devemos ser totalmente dependentes de Krishna. Essa é a ciência de todas as ciências: tornar-se completamente dependente de Krishna. Em outras palavras, se eu pensar que tenho Krishna em minhas mãos, verei que não tenho nada. Se você pensa que tem algo em suas mãos, ou se você mantiver algo em seu bolso, não será capaz de ter uma visão total.O conceito da lanterna irá manter-se aqui. "Eu possuo algo e com isso verei tudo". Com sua própria concepção será capaz de ver tudo. Esse é um erro, pois seus sentidos são limitados. Nossos olhos podem enxergar apenas há uma certa distância, nossos ouvidos também. Até mesmo os cães ouvem diferentes vibrações que não podemos ouvir. Só podemos trabalhar até certo ponto e depois cansamo-nos. Os conceitos pessoais são como a lanterna. Você espera que sua própria concepção errônea e limitada mostre-lhe a Realidade, toda a Realidade? Você pensa da mesma maneira que os cientistas, que estão tentando penetrar as profundezas do céu, através de seu pequeno alcance? Não daria resultado, não funcionaria.




Toda a vitória, toda a beleza, toda a pompa, toda a riqueza, todo o poder, toda a glória deste mundo é como a pequena lanterna, a pequena luz que você carrega. E você pensa: "Eu sei o que é melhor para mim". Dessa maneira, você não aceita uma concepção superior e mais adequada. No entanto, tudo isso irá para a sepultura. Quando morrer isso irá com você. Isso não tem o poder de penetrar as camadas do universo. Sendo assim, morrerá com você. A única coisa de valor que existe aqui é a concepção universal e o serviço a esse conceito, a esse sol. Esse é o único valor. Qualquer coisa além disso produz morte.
O que este mundo está produzindo? Somente morte. Tudo irá morrer. Todos os dias tudo está dirigindo-se para a morte. Qualquer pessoa inteligente pode entender que tudo produz morte. Esta é a terra dos mortais. Tente fugir dessa terra de morte e viva num mundo superior, num mundo onde a realidade é muito doce e bela.
E essa pequena lanterna é como nosso conceito pessoal que desenvolve-se à partir de nossos sentidos limitados. Mesmo na Bíblia, menciona-se que somente aqueles que são como crianças entrarão no reino dos céus. Somente é possível para aqueles que forem inocentes, que não desenvolveram nenhum interesse separado, aqueles para quem não há interesse neste mundo. Somente eles poderão entrar no reino de Deus. Todas as escrituras assim o afirmam de diferentes maneiras.

Focalize, concentre, dê atenção total, total concentração. Focalize apenas sua meta. Se você progrediu, superou os estágios rudimentares, estabeleceu seu ideal no coração, não regresse, não volte para trás. Focalize mais e mais, total atenção, toda a sua concentração. Muitas sombras podem vir, não se incomode. Da mesma maneira que um homem que caminha na rua. A sombra está lá mas, não o afeta. Não exerce efeito sobre ele porque sua mente está focada, ele sabe para onde está indo. Ele tem seu ideal, não está somente vagando pelo universo. Ele tem substância, tem um ideal. E esse ideal é um ideal universal. É o ideal mais básico, mais simples, mais prático, mais belo. É algo que tem sido praticado por milhares de anos, não é algo que surgiu há dois, dez ou mesmo há milhares de anos. Não, isto é eterno. Tem sido praticado eternamente e através desse processo muitos alcançaram a perfeição, altos estágios de perfeição. Portanto, fixe sua mente em seu ideal e vá em frente, marche em frente.
A mesma pergunta poderia receber outra resposta. Você quer ver a sombra? Então, você deveria considerar: "Eu sou a sombra. Meu ego, é essa sombra!" Uma aproximação mais direta, "meu ego é a sombra, o fantasma". Qualquer outra concepção é uma sombra, um fantasma, se o ego não direciona-se ao pensamento: "Eu sou o servo do Senhor" .
E como você chega a essa conclusão? Através de introspecção profunda. Quem sou eu? De onde eu venho ? O que eu era antes? Para que serve este mundo? Por que existe tanto sofrimento? Alguns nascem surdos, outros pobres, outros belos e muito ricos. Como isso é possível? Será que Deus é tão cruel que faz alguns sofrerem tanto e outros desfrutarem? E o que acontecerá depois? Iremos para o céu ou inferno, conforme nos dizem as diferentes concepções? Irei para a terra do sofrimento ou para a vida de desfrute? Você deve ir fundo dentro de você mesmo e essas respostas aparecerão automaticamente. Você deve quebrar suas próprias barreiras internas, sua próprias concepções sobre quem você é. Quem quer que você pense ser, você não é. O que você pensa ser é apenas uma sombra. A sombra está desenvolvendo-se externamente, não internamente, não subjetivamente. E qualquer coisa que evolua objetivamente, externamente, morre. E aquilo que desenvolve-se subjetivamente, vive eternamente. A verdadeira vida é a vida de amor com o Senhor, em serviço a Ele e a Seus confidentes. O serviço confidencial ao Senhor é a única vida. Assim afirmam todas as escrituras.
A sombra me ajudará a entender minha posição. Quando estou caminhando pela rua e vejo minha sombra, sei que estou vivo. Eu me lembro de meu ser. A sombra deste mundo deveria lembrar-nos de nossa posição eterna, nossa verdadeira posição. O devoto evolui até o ponto de utilizar tudo que entrar em contato com ele para servir o mais elevado centro, o centro divino, conferindo o ganho mais elevado para todos. Nosso Guru Maharaja costumava dizer:"a sombra também tem sua personalidade." Ela nos lembrará de nossa identidade interna perfeita, nossa identidade interna.
Se você pega um ferro e coloca no fogo ele adquire as propriedades do fogo que é vermelho e quente. Da mesma maneira, se você submergir na concepção de Krishna, automaticamente cada parte de seu corpo, cada átomo, será purificada.
Procure sempre lembrar-se que ao focalizar o ambiente, a realidade externa, perde-se completamente a Realidade subjetiva, o Belo.