Tuesday, November 10, 2009
Danta Samadhi Mandir - Sri Sri Goura Gadadhara Prananath Radha Gopinatha. Templo de Gurudeva na India - Vrindavan.
Danta Samadhi de Sri Gadadhara Pandita, que partiu deste mundo pouco depois da desaparição de Mahäprabhu. Continuando pelo mesmo caminho em poucos minutos chega se ao Keshi Ghata nas margens do Yamunä. Sri Gadadhara Pandita, que era o corpo de Srimati Radharani, não podia ir a Vrindavan durante seus passatempos no Gaura Lila, porque Krishna roubou os sentimentos de Radharani e apareceu como Sri Caitanya Mahäprabhu. A posição de Sri Gadadhara Pandita é sumamente especial. Sri Krishna Caitanya Mahäprabhu passou Seus últimos dias experimentando a mais dolorosa e extrema intensidade de amor em separação. Só Sri Gadadhara Pandita, o qual é o svarûpa de Sri Radha, pôde proporcionar o vinho do Krishna Lila para embriagar Mahaprabhu e dar Lhe algum alívio. Quando podia socorrer Mahaprabhu, Sri Gadadhara lia o Srimad Bhagavatam, os nectários passatempos de Radha e Krishna. Dessa maneira, de imediato, Mahäprabhu regressava à doce união do Krishna lila e por algum tempo permanecia nessa pacífica condição. Srila Bhaktivinoda Thakura comentou uma vez: "Não posso suportar por mais tempo a separação de Krishna. Só poderei continuar assim por dois ou três dias mais e então terei que abandonar este corpo. Eu imploro que Sri Gadadhara Pandita me aceite de imediato em Seu serviço, pois não posso permanecer mais tempo afastado d'Ele." Aqui Srila Bhaktivinoda Thakura toca os sentimentos maha bhava. "Quantas lágrimas mais terei que derramar até que Ele dirija Seu olhar para mim?" Essa oração ilustra a elevada posição de Sri Gadadhara Pandita e a importância deste lugar de adoração. A adorável Deidade de Sri Gadadhara Pandita é Tota Gopinatha. Quando ele se encontrava com idade avançada, a Deidade, que originalmente estava em pé, sentou Se para facilitar Sua adoração. No quadril desta Deidade pode se ver uma marca dourada. Os Vaishnavas afirmam que Mahaprabhu entrou na Deidade por esse lugar e abandonou este mundo após concluir Seus passatempos divinos. Aproximadamente seis anos depois da desaparição de Mahaprabhu, um dos discípulos de Sri Gadadhara Pandita de nome Nayanananda, trouxe um dos dentes de Sri Gadadhara Pandita aVrindavan e para estabelecer Sua adoração edificou este templo samädhi nas margens do Yamunä, perto do Keshi Ghata. Por isso o nome Danta Samädhi, danta significa dente. Alguns anos depois, foram instaladas as belíssimas Deidades de Sri Sri Gaura Gadadhara Prananath e Sri Sri Radha Gopinatha, as quais têm sido adoradas através dos séculos ali. Esse templo data da primeira metade do século XVI e as Deidades foram instaladas há aproximadamente quatrocentos e cinquenta anos. É o único templo de Vraja onde se adora a Sri Sri Gaura Gadadhara. Srila Bhaktivinoda Thakura, nosso mestre espiritual predescessor e muitos outros Vashnavas da Gaudiya Sampradaya costumavam passar algum tempo ali quando visitavam Vrindavan.
Monday, November 9, 2009
Feliz Aniversário Gurudeva!!!! Happy Birthday!!!
"Jaya Gurudeva!"
Sri Vyasa-puja es la feliz ocasión en la cual los discípulos celebran el dia de la aparición del Maestro Espiritual. La denominación Vyasa-puja tiene su origen en Vyasadeva, el compilador de todas las literaturas Védicas, considerando como el jagad-guru o el maestro espiritual universal.
acaryam mam vijaniyan
navamanyeta karhicit
na martya-buddhyasuyeta
sarva-deva mayo guruh
"Debe entenderse que el maestro Espiritual es como si fuese Yo Mismo. Nadie deberá envidiarle ni pensar que es un hombre ordinario, que está sujeto a la muerte. El es eterno. El Maestro Espiritual representa a toda da crreación y a sus creadores.
Sociedad Universal del Divino Mantra
Sociedad Universal del Divino Mantra
Jaya Gurudeva!
Um famoso poeta expressou: Quando o som do mantra entra no ouvido sentimos que essa vibração transcendental desperta grande felicidade no coração. O que é uma mente?, ele pensa. Essa é a maior injustiça do criador. Eu necessito de milhões de mentes! Se posso meditar no doce mantra, minha mente sente-se levemente satisfeita e eu desejo ter milhões e milhões de mentes para meditar no doce som de minha vida. Esse é o temperamento de uma pessoa quando sua atenção é atraída ao mantra e ele submerge num oceano de êxtase e alegria.
Esse poderoso mantra pessoal conferido de acordo com a natureza daquele que o recebe, dissipa rapidamente toda a escuridão e sofrimento no coração daqueles que meditam nele com determinação. Da mesma maneira que o nascer do sol dissipa toda a escuridão da noite, o mantra, sua canção pessoal, subjuga todas as aflições geradas em inúmeras vidas passadas. O resultado de atividades errôneas prévias, lembradas ou esquecidas, é totalmente eliminado do espelho da consciência através da meditação no mantra, a canção da sua vida.
Esse mantra é o rei do conhecimento, o mais secreto de todos os segredos. É o mais puro e mais perfeito mantra. Pode ser experimentado direta e alegremente. É a perfeição da religião. É eterno e é praticado com grande alegria.
Há milhares a perguntar...
A META ÚLTIMA DA VIDA
Há milhares a perguntar
Desde o início da criação
De onde eu vim? Pra onde vou?
Quem eu sou?
Facilmente equivocado
Perturbado, desafortunado
De onde eu vim? Pra onde vou?
Quem eu sou?
É nessa hora que a gente, então,
Recebe a resposta que leva ao coração
Dedicação a Deus
Seus agentes vem resgatar
Essas almas que buscam luz
Pra que chorar? Prá que temer?
Não há porquê
Gurudeva aqui está
Ele veio apresentar
Uma proposta infinita de vida
A ocupação mais benéfica e elevada
Para todas as almas perdidas é o serviço amoroso
Para um Deus amoroso
É a meta última da vida.
THE ULTIMATE GOAL OF LIFE
There are millions to ask
Since the beggining of creation
From where did I come? To where will I go?
Who am I?
Easily misguided
Disturbed, unfortunate
From where did I come? To where will I go?
Who am I?
At this time we receive an answer that leads to the heart: dedication to God
His agents come to rescue
This souls who search for light
Why to cry? Why to fear?
There is no reason
Gurudeva is here
He has come to present
An infinite proposal of life.
The most benefic and high ocupation to all losting souls
is the loving service to a loving God.
This is the ultimate goal of life.
Queridos amigos, clientes e devotos, assistam este video!
Words are flying out like
endless rain into a paper cup
They slither while they pass
They slip away across the universe
Pools of sorrow waves of joy
are drifting thorough my open mind
Possessing and caressing me
Jay Gurudeva ommmm.....
Nothing's gonna change my world
Nothing's gonna change my world
Nothing's gonna change my world
Nothing's gonna change my world
Images of broken light which
dance before me like a million eyes
That call me on and on across the universe
Thoughts meander like a
restless wind inside a letter box
they tumble blindly as
they make their way across the universe
Jay Gurudeva ommmm.....
Nothing's gonna change my world
Nothing's gonna change my world
Nothing's gonna change my world
Nothing's gonna change my world
Sounds of laughter shades of life
are ringing through my open ears
exciting and inviting me
Limitless undying love which
shines around me like a million suns
It calls me on and on across the universe
Jay Gurudeva ommmm.....
Nothing's gonna change my world
Nothing's gonna change my world
Nothing's gonna change my world
Nothing's gonna change my world
Jay Gurudeva ommmm.....
Jay Gurudeva ommmm.....
(The Beatles)
O amor é o tesouro mais excelso da alma. Está acima do conhecimento, do poder e das diferentes manifestações divinas. Somente o amor pode atrair e dar amor, porque está sempre satisfeito com sua oferenda. O amor atravessa até o núcleo do plano mais elevado.
A substância é como o sol. Quando o sol brilha não há a necessidade de outra luz. Não há necessidade de nenhuma outra fonte de visão.
DEVOTO:
Para ilustrar isso, dá-se o exemplo daquele que nasceu na ignorância; um homem que nasceu numa caverna, vivendo apenas com uma lanterna, uma pequena luz. Então, alguém de fora chega e diz:
-- Venha, venha para fora e veja!
-- Espere, espere! Eu precisarei da luz da minha pequena lanterna.
-- Não, sua pequena lanterna não é necessária. Apenas venha e verá. O sol mostrará tudo para você. O sol mostrará você, o sol se mostrará, mostrará seus raios, seu calor, o ambiente, tudo.
-- Não, não, não! Eu preciso de minha luz!
A fé é como o sol. Ela revelará automaticamente tudo para você. Nenhum esforço separado é necessário. O eterno é auto-manifesto. Ele tem o seu próprio poder, sua própria fonte.
Devemos ser totalmente dependentes de Krishna. Essa é a ciência de todas as ciências: tornar-se completamente dependente de Krishna. Em outras palavras, se eu pensar que tenho Krishna em minhas mãos, verei que não tenho nada. Se você pensa que tem algo em suas mãos, ou se você mantiver algo em seu bolso, não será capaz de ter uma visão total.O conceito da lanterna irá manter-se aqui. "Eu possuo algo e com isso verei tudo". Com sua própria concepção será capaz de ver tudo. Esse é um erro, pois seus sentidos são limitados. Nossos olhos podem enxergar apenas há uma certa distância, nossos ouvidos também. Até mesmo os cães ouvem diferentes vibrações que não podemos ouvir. Só podemos trabalhar até certo ponto e depois cansamo-nos. Os conceitos pessoais são como a lanterna. Você espera que sua própria concepção errônea e limitada mostre-lhe a Realidade, toda a Realidade? Você pensa da mesma maneira que os cientistas, que estão tentando penetrar as profundezas do céu, através de seu pequeno alcance? Não daria resultado, não funcionaria.
Toda a vitória, toda a beleza, toda a pompa, toda a riqueza, todo o poder, toda a glória deste mundo é como a pequena lanterna, a pequena luz que você carrega. E você pensa: "Eu sei o que é melhor para mim". Dessa maneira, você não aceita uma concepção superior e mais adequada. No entanto, tudo isso irá para a sepultura. Quando morrer isso irá com você. Isso não tem o poder de penetrar as camadas do universo. Sendo assim, morrerá com você. A única coisa de valor que existe aqui é a concepção universal e o serviço a esse conceito, a esse sol. Esse é o único valor. Qualquer coisa além disso produz morte.
O que este mundo está produzindo? Somente morte. Tudo irá morrer. Todos os dias tudo está dirigindo-se para a morte. Qualquer pessoa inteligente pode entender que tudo produz morte. Esta é a terra dos mortais. Tente fugir dessa terra de morte e viva num mundo superior, num mundo onde a realidade é muito doce e bela.
E essa pequena lanterna é como nosso conceito pessoal que desenvolve-se à partir de nossos sentidos limitados. Mesmo na Bíblia, menciona-se que somente aqueles que são como crianças entrarão no reino dos céus. Somente é possível para aqueles que forem inocentes, que não desenvolveram nenhum interesse separado, aqueles para quem não há interesse neste mundo. Somente eles poderão entrar no reino de Deus. Todas as escrituras assim o afirmam de diferentes maneiras.
Focalize, concentre, dê atenção total, total concentração. Focalize apenas sua meta. Se você progrediu, superou os estágios rudimentares, estabeleceu seu ideal no coração, não regresse, não volte para trás. Focalize mais e mais, total atenção, toda a sua concentração. Muitas sombras podem vir, não se incomode. Da mesma maneira que um homem que caminha na rua. A sombra está lá mas, não o afeta. Não exerce efeito sobre ele porque sua mente está focada, ele sabe para onde está indo. Ele tem seu ideal, não está somente vagando pelo universo. Ele tem substância, tem um ideal. E esse ideal é um ideal universal. É o ideal mais básico, mais simples, mais prático, mais belo. É algo que tem sido praticado por milhares de anos, não é algo que surgiu há dois, dez ou mesmo há milhares de anos. Não, isto é eterno. Tem sido praticado eternamente e através desse processo muitos alcançaram a perfeição, altos estágios de perfeição. Portanto, fixe sua mente em seu ideal e vá em frente, marche em frente.
A mesma pergunta poderia receber outra resposta. Você quer ver a sombra? Então, você deveria considerar: "Eu sou a sombra. Meu ego, é essa sombra!" Uma aproximação mais direta, "meu ego é a sombra, o fantasma". Qualquer outra concepção é uma sombra, um fantasma, se o ego não direciona-se ao pensamento: "Eu sou o servo do Senhor" .
E como você chega a essa conclusão? Através de introspecção profunda. Quem sou eu? De onde eu venho ? O que eu era antes? Para que serve este mundo? Por que existe tanto sofrimento? Alguns nascem surdos, outros pobres, outros belos e muito ricos. Como isso é possível? Será que Deus é tão cruel que faz alguns sofrerem tanto e outros desfrutarem? E o que acontecerá depois? Iremos para o céu ou inferno, conforme nos dizem as diferentes concepções? Irei para a terra do sofrimento ou para a vida de desfrute? Você deve ir fundo dentro de você mesmo e essas respostas aparecerão automaticamente. Você deve quebrar suas próprias barreiras internas, sua próprias concepções sobre quem você é. Quem quer que você pense ser, você não é. O que você pensa ser é apenas uma sombra. A sombra está desenvolvendo-se externamente, não internamente, não subjetivamente. E qualquer coisa que evolua objetivamente, externamente, morre. E aquilo que desenvolve-se subjetivamente, vive eternamente. A verdadeira vida é a vida de amor com o Senhor, em serviço a Ele e a Seus confidentes. O serviço confidencial ao Senhor é a única vida. Assim afirmam todas as escrituras.
A sombra me ajudará a entender minha posição. Quando estou caminhando pela rua e vejo minha sombra, sei que estou vivo. Eu me lembro de meu ser. A sombra deste mundo deveria lembrar-nos de nossa posição eterna, nossa verdadeira posição. O devoto evolui até o ponto de utilizar tudo que entrar em contato com ele para servir o mais elevado centro, o centro divino, conferindo o ganho mais elevado para todos. Nosso Guru Maharaja costumava dizer:"a sombra também tem sua personalidade." Ela nos lembrará de nossa identidade interna perfeita, nossa identidade interna.
Se você pega um ferro e coloca no fogo ele adquire as propriedades do fogo que é vermelho e quente. Da mesma maneira, se você submergir na concepção de Krishna, automaticamente cada parte de seu corpo, cada átomo, será purificada.
Procure sempre lembrar-se que ao focalizar o ambiente, a realidade externa, perde-se completamente a Realidade subjetiva, o Belo.